Mestrado em Portugal

Olá pessoas, tudo bom? Então, pra quem não sabe, atualmente faço mestrado aqui em Lisboa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas d...


Olá pessoas, tudo bom? Então, pra quem não sabe, atualmente faço mestrado aqui em Lisboa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH - NOVA) e como vários amigos me perguntaram como foi o processo pra estudar aqui, achei melhor compartilhar a minha experiência no blog porque aí já respondo todo mundo (alguns com bastante atraso, sorry!), e de quebra ajudo quem mais tiver interesse.

Bom, primeiramente decidi qual campo queria estudar (porque no meu caso não é o mesmo da minha graduação). Depois fui checando os sites das universidades aqui em Portugal, vi no Porto, Coimbra e Lisboa. Cada uma tem processos, prazos e valores diferentes. Mas depois resolvi focar em Lisboa mesmo.

Depois fui vendo o curso que queria nas universidades e escolhi o meu. Eu fiz a inscrição para o mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais com foco em Globalização e Meio-Ambiente (que posteriormente foi renomeado para Globalização e Dinâmicas Regionais) e Pós-Graduação em Globalização e Segurança. As inscrições ano passado custaram 50 euros cada e foram de abril a junho se me lembro bem.

Para as candidaturas eu enviei, tudo online pela secretaria virtual da FCSH; curriculum vitae no modelo Europass, cópias dos meus diplomas de graduação e pós, cópia do cartão de residência belga e carta de motivação.

Os resultados saíram no meio de julho e eu quase tive uma síncope pois não saíram no dia definido. E também porque né, se eu não fosse aceita eu não tinha um plano B pra ficar na Europa legalmente e ilegal não era/é uma opção.

Fui aceita em ambos cursos que me candidatei e optei por me matricular no mestrado, claro. Foi uma correria só depois disso porque eu tava na Bélgica e tive que resolver as coisas por email e por intermédio de um amigo, que me salvou a vida (Thank you, Matheus!).

Depois do pagamento feito procederam com minha matrícula e eu precisava apresentar os originais dos documentos (devidamente apostilados!) antes de começarem as aulas. Não sei se todas as faculdades são assim mas até que não foi complicado essa primeira parte da jornada.

A pior, sem dúvidas, é a burocracia para obter o visto de estudante. Nós brasileiros precisamos obrigatoriamente de visto na área Schengen se formos ficar mais de 3 meses. Eu ainda tive um pouco de “sorte” porque eu estava morando na Bélgica e ainda tinha o cartão de residência válido por 3 meses, então consegui tirar o visto no Consulado Português de Bruxelas.

A lista de documentos pedidos na Bélgica tinha metade do que é pedido no Brasil. Sério. Mas lógico que o stress é o mesmo. Passei muuuuuuuuuita raiva, mas no final deu tudo certo e consegui viajar com os documentos certinhos para Lisboa. Essa parte burocrática merece um post a parte.

Agora voltando para os estudos em si. Vou ser bem sincera, não é fácil. O nível exigido pelos professores é alto, os trabalhos que tenho que fazer me deixam louca. A estruturação do trabalho científico tem suas diferenças aqui. Tipo, Estado da Arte, oi? Kkk 

Mas amo meu curso; amo ir às aulas, são bem interessantes; os professores são super qualificados e vocês não tem ideia do quanto já aprendi nesses (quase) 2 semestres. Minhas aulas são em português e no começo eu sofri com o sotaque, tinha uma professora que eu não conseguia entender de jeito nenhum o que ela falava. 😅No primeiro semestre tive aulas basicamente com portugueses e brasileiros, agora tenho aulas com mais estrangeiros também.

Algumas universidades em Lisboa pra vocês darem uma olhada:


Informações úteis:

- O ano letivo na Europa começa em setembro.
- Aqui em Portugal a graduação (bacharelado e licenciatura) é chamada apenas de Licenciatura. Não há diferenciação. E Doutorado é Doutoramento.
- O valor/mensalidade do curso é chamado de Propina aqui. Não se assuste quando ler ‘Valor das propinas’.
- As universidades públicas também são pagas.

Acho que é isso, não sei se esqueci de algo, mas caso tenham alguma dúvida podem perguntar. 😊

Bisous bisous,
Carol.

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images